Cidade Ademar, Educação, Notícias
Comentário 1

EE Dogival realiza I Feira das Profissões e impacta estudantes com novas expectativas

A Escola Estadual Escola Professor Dogival Barros Gomes, localizada na região, realizou nesta terça-feira, dia 22, a I Feira das Profissões e impactou com novas expectativas profissionais, cerca de 600 alunos e comunidade local.  O evento contou com palestras de profissionais de diversas áreas e ainda uma oficina de TI. A iniciativa teve o objetivo de apresentar profissões que os alunos possam seguir no futuro, com vistas a diminuir a evasão escolar, já que há alunos que deixam de estudar para trabalhar e ainda contribuir de forma lúdica e prática os novos itinerários formativos propostos pela Secretaria da Educação.

Foram convidados profissionais da área de gastronomia, artes cênicas, direito, medicina, enfermagem, design, odontologia, psicologia, fisioterapia, enfermagem, jornalismo, engenharia, tecnologia da informação, contabilidade, marketing, pedagogia e administração. A feira foi direcionada não apenas para os formandos que têm dúvidas de qual carreira seguir, mas sim, de todos os alunos do Ensino Médio. Além dos profissionais participaram ainda instituições como: Unisa, Cruzeiro do Sul, Senac, Uninter e Ítalo Brasileiro.

Uma dos destaques do evento foi à enfermeira Mônica Calasans, a primeira mulher a ser vacinada contra o vírus da Covid-19 em todo o país, no dia 17 de janeiro de 2021. “Pra mim e para todos os brasileiros foi uma grande surpresa. Todo este período foi um desafio e o empenho que os profissionais de saúde e muito importante. O papel da escola é de formação, é o que esta escola está fazendo, contribuindo para o acesso à informação, a escola deve ter este espaço”, relatou.

O papel da escola é de formação, é o que esta escola está fazendo, contribuindo para o acesso à informação, a escola deve ter este espaço – Mônica Calasans
Mônica Calasans – foto de Sérgio Pires

De acordo com o vice-diretor da escola Gilson Santos, o evento é para todos os alunos e o destaque é a colaboração para os itinerários e enfatizar as crianças as possibilidades de uma futura carreira. “A feira começa a incentivar desde cedo que é possível ter uma profissão e enfatizar a importância de ter uma carreira profissional e segue ainda os novos itinerários formativos que trata diretamente deste tema no Ensino Médio”, comentou.

Para Ana Paula Cecotte, também vice-diretora, a comunidade local é pobre de formação e se fecham quanto às possibilidades de terem uma carreira de destaque e a Feira das Profissões propicia uma nova expectativa. “Este evento é importante e traz motivação para que eles possam fazer o que quiserem em suas carreiras profissionais”, disse.

Palestra e demonstração da área de Tecnologia da Informação uma das carreiras mais admiradas pelos estudantes

“É muito importante, pois cria uma expectativa para o aluno que ele só vê pela televisão e pela mídia, agora na Feira das Profissões ele vê o profissional pessoalmente, tem uma proximidade junto aos alunos e isto abre caminhos”, comentou a diretora Catia Borges Alves de Souza. De acordo com ela, a intenção é que o evento aconteça todos os anos. “Quero que eles entendam o quanto eles podem abraçar as oportunidades que são oferecidas a eles, que esta feira ampliem seus horizontes, pois mesmo comas informações do ENEM e de tantas outras facilidades, muitos estudantes acham que o mundo está longe, temos que mostrar que não, que é possível ter uma profissão de destaque”.

A coordenadora pedagógica da escola, Elaine Cerqueira, revelou que a ação pedagógica foi voltada para profissões que estão próximas da comunidade onde os alunos vivem. “A Feira das Profissões é um evento que tem como objetivo auxiliar o estudante na escolha do seu curso superior para exercício de uma profissão. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a interação entre os alunos do Ensino Médio e profissionais que já atuam em diversas áreas de interesse dos jovens”, finalizou.

Veja as imagens do evento

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s