Saúde
Deixe um comentário

Pressão alta: especialista dá dicas para prevenir a doença

Sal em excesso é o grande vilão para desenvolver a condição, além de hábitos como o consumo de bebidas alcóolicas e a falta de exercícios físicos

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial atinge cerca de 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também considerada como um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas, a hipertensão arterial está associada a ocorrência de acidente vascular cerebral, doença renal crônica, dentre outras.

Parte desse cenário se deve o consumo excessivo de sal, que está presente na maioria dos alimentos processados, além de fazer parte do preparo diário das refeições, seja em casa ou em restaurantes. O consumo recomendado é de 5 gramas ao dia.

“O brasileiro, no geral, tem por hábito ingerir bastante sal nas refeições, mas existem também outros fatores que agravam o problema, como a falta de exercício físico, idade, obesidade e o consumo de bebidas alcóolicas”, aponta a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Sônia Mariza.

Por isso, a especialista afirma que a prevenção é a melhor forma de combate à doença. Por isso, orienta que o paciente diagnosticado com hipertensão deve fazer acompanhamento médico, para que um profissional capacitado possa prescrever remédios e indicar medidas de promoção à saúde, como prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada. Fatores genéticos e socioeconômicos também influenciam no quadro clínico e devem ser considerados no tratamento.

Confira as dicas da profissional para afastar a pressão alta:

– Pratique exercícios físicos regularmente;

– Evite cigarro e álcool;

– Consuma alimentos ricos em fibras;

– Evite o excesso de sal e gordura na alimentação;

– Cuide de saúde da mente: estresse também pode ser fator de risco.
 



Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s