Destaque, Destaques, Notícias
Deixe um comentário

Defensoria Pública realiza mutirão de serviços para moradores da região

A população poderá consultar seus direitos jurídicos sobre: aposentadora, auxilio doença, auxilio emergencial, LOAS, entre outros direitos e benefícios.

A Defensoria Pública da União (DPU) realizará no próximo sábado (13/08), das 9h às 14h, o projeto “DPU para todos” na ONG Anjos do Bem, localizada na rua Joaquim forzano, nº 50, Vila Guacuri, Subprefeitura de Cidade Ademar. Trata-se de um mutirão de serviços de assistência jurídica para problemas com o auxílio-doença, aposentadoria, BPC/LOAS, auxílio emergencial, auxílio reclusão e salário maternidade para a população de Cidade Ademar.

A DPU contará com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social de Cidade Ademar (CRAS) que ofertará serviços de acesso ao Cadastro Único (CadÚnico) e orientações sobre os demais serviços ofertados pelo CRAS.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), através de sua unidade móvel, também estará no mutirão, ofertando serviços relacionados ao encaminhamento para vagas de emprego, além do apoio para baixar a carteira digital e elaborar o currículo. A ENEL, através do Instituto Efort, é outra instituição que estará no dia, fazendo palestras sobre o uso eficiente de energia e troca de lâmpadas ineficientes (incandescentes, fluorescentes e halógenas) por lâmpadas de LED, mais econômicas e eficientes.

O “DPU para todos” foi realizado após a constatação das imensas filas formadas nos CRAS da cidade para regularização do CadÚnico das famílias. Em maio/2022, a Subprefeitura de Cidade Ademar era a 3ª maior com número de famílias no CadÚnico, totalizando 38.108 pessoas. A página Foco no Jardim, que compartilha notícias de Cidade Ademar, publicou vídeos com o tamanho da fila de atendimento no CRAS. Na cidade de São Paulo havia 619 mil famílias em situação de extrema pobreza, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através de levantamento do Cadastro Único do município.

O mutirão conta com o apoio da ONG Anjos do Bem, que cedeu o espaço para a realização do evento, assim como do Gabinete da Cidade, iniciativa do PSB-SP. O Gabinete da Cidade está também fiscalizando o acesso aos serviços de assistência social aqui na capital. Em 22 de julho, foi feita uma solicitação ao Ministério Público de São Paulo para a abertura de uma Ação Civil Pública para responsabilizar a Prefeitura caso não consiga realizar o atendimento de todas as pessoas que necessitam da atualização cadastral no Cadastro Único para receber o benefício extraordinário de R$ 200,00 do Programa Auxílio Brasil, que já está sendo pago desde o início deste mês agosto de 2022.

Onde acontecerá o evento:
Espaço Anjos do Bem
Onde: Rua Joaquim Forzano, 50
Vila Guacuri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s