O último domingo, 1º de maio, foi diferente para os frequentadores da Praça do Jardim Miriam. Além da tradicional “Feira do Rolo” que acontece todas as semanas no local, houve também a comemoração do Dia do Trabalho com as intervenções por meio de artes, política e poesias para quem passava pelo local. O evento foi organizado pelo Comitê de Lutas de Cidade Ademar Pedreira e Jabaquara, com apoio da subprefeitura de Cidade Ademar e Apeoesp Santo Amaro e Rádio Poste.
De acordo com Agnaldo Passa, um dos organizadores do evento, a manifestação do Dia do Trabalho foi uma ação conjunta e ainda foi divulgado um manifesto, que sairá no site Expresso Periférico. Agnaldo relata que, durante o ato, algumas pessoas retrucavam de forma violenta por meio de palavras ofensivas. “Outra e a provável forma violenta nas ruas durante as eleições, as provocações e as manifestações da direita tem sido um treinamento e mediação de forças que aconteceram no jardim Miriam. Fomos provocados por quatro pessoas. Homens brancos que nem de longe fazem parte do povo miserável da região. Eles podem até morar por aqui”, relatou.
Poesia e Professores – O evento também ficou marcado por intervenções poéticas com declamações de poesias dos professores Gabriel Messias e José Soares e também do professor Roberto dos Santos, conhecido como Professor Betinho, presidente do PSOL Diadema e autor do livro “A poesia e a luta”, pela editora Vento Forte.




