Saúde
Deixe um comentário

Losartana: entenda o recolhimento e o que fazer se você usa o remédio

Saúde em Dia

A farmacêutica Sanofi Medley solicitou, nessa semana, o recolhimento de medicamentos com losartana do mercado. A medida ocorreu por causa de uma possível presença de impurezas no remédio, que podem provocar mutações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer nas pessoas que usam a substância.

A losartana é um princípio ativo utilizado em remédios contra a hipertensão e a insuficiência cardíaca. Além disso, ela também pode ser encontrada em diuréticos. Confira abaixo, todos os medicamentos que devem ser recolhidos pela farmacêutica:

  • losartana potássica 50 mg e 100 mg;
  • losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
  • losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

Segundo a Sanofi Medley, o recolhimento dos medicamentos com losartana é uma “medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas”. E os remédios deverão voltar ao mercado quando o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) for ajustado.

“Até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana”, disse a empresa, em comunicado.

Uso medicamentos com losartana. E agora?

A farmacêutica ainda fez um alerta para as pessoas que utilizam medicamentos com losartana regularmente. Segundo a empresa, interromper o uso dos remédios de maneira imediata pode ser perigoso e provocar riscos graves para a saúde dos pacientes.

O ideal, portanto, é consultar imediatamente o médico responsável pela prescrição do medicamento, para que ele reorganize o tratamento. “O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos”, alertou a Sanofi Medley.

Tenho esses medicamentos em casa. O que eu faço?

O recolhimento dos medicamentos com losartana não apresenta nenhum tipo de custo para o paciente. Quem for liberado pelo médico para descontinuar o uso destes remédios deverá ligar para o SAC da Sanofi Medley 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00) para agendar a coleta da medicação com um representante da empresa.

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Em nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a organização afirmou que sua posição atual, “pautada nas evidências científicas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia terapêutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica [com a presença de losarnata], mas ressalta que os lotes mencionados em comunicado da Sanofi-Medley devem ser substituídos e recolhidos conforme orientação da própria empresa”.

Este post foi publicado em: Saúde
Etiquetado como:

por

Formada em Administração, Corretora de Imóveis e especialista em Gestão, RH e consultoria de empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s