Notícias, O Bairro, Saúde
Deixe um comentário

Hemocentro itinerante vai até o dia 9 no MorumbiShopping

Voluntários poderão doar sangue no shopping para salvar vidas. A iniciativa da startup social SAS Brasil, com patrocínio da Drogaria São Paulo e da Roche Brasil, percorre o país desde 2020. Ao todo, mais de 13 mil pessoas já foram beneficiadas nos anos anteriores da ação

SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade de todo o país, se uniu à Drogaria São Paulo e à Roche Brasil, para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro itinerante SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021 por meio de patrocínio da Drogarias Pacheco, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta a São Paulo (SP), a partir de 1º de fevereiro.

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o Hemocentro itinerante estará no Morumbi Shopping (Zona Sul de São Paulo), como ação do Multiplique o Bem, selo que reúne as ações sociais realizadas pelo grupo Multiplan, administradora do shopping, em todas as cidades em que a Companhia está presente. A carreta foi totalmente adaptada para as doações e segue as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19.

Foto por Thirdman em Pexels.com


Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, de forma a contribuir com a coleta de sangue de hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pessoas. Durante a campanha de 2021, cerca de 1,3 mil pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiarão mais de 5 mil pessoas. A carreta já rodou 6,4 mil km pelo Brasil.

Quem pode doar – Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular de sangue. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que esse número seja próximo a 5%. Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas: mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue regularmente deixaram de ir aos centros recolhedores.

Como doar – Após fazer o agendamento, o interessado em doar precisa apresentar um documento de identidade original com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. O doador não pode estar em jejum e deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. É recomendado ainda evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de ingestão de bebidas alcoólicas.

*Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente. E candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.


Serviço:

Local: Morumbi Shopping (Zona Sul de São Paulo/SP)

Data: 7 a 9 de fevereiro (segunda, terça e quarta)

Horário: das 9h às 15h

Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1089 (piso Térreo, estacionamento externo próximo ao Atrium)

Outros locais e datas serão informados nos canais da SAS Brasil. Em todos os casos, para agendar a doação é necessário acessar o site do Hemocentro Itinerante SAS Brasil.

Este post foi publicado em: Notícias, O Bairro, Saúde

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s